Seguidores

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Multiculturalismo

Ultimamente muito se tem falado em globalização. O Mundo deixa de ser constituido por pequenos espaços isolados para funcionar como um todo, nas mais variadas formas: gastronómicas, económicas, sociais....... Claro que hoje para se usar peças em seda; para se devorar comida plástica; para se chegar de um lado do mundo ao lado, num curto espaço de tempo, para se poder trabalhar num país diferente do nosso, percorreu-se um longo e árduo caminho. Claro que isso tem as suas vantagens e desvantagens, mas como tudo. Nada é perfeito! Claro que ao haver essa aldeia global, é necessário haver contacto de pessoas, culturas, tradições, circulação de pessoas, de bens e serviços......Mas, apesar de tudo o que de bom pode advir daí, há aspectos negativos, mas inevitáveis.

O Convivio com "os berberes" ajuda-nos a mudar pequeninas coisas da nossa maneira de viver, de ser, de estar, muitas vezes tornarmo-nos melhores. Esse contacto cultural enriquece-nos, em suma.


As pessoas até podem gostar ou não da presença, do convívio dos "estrangeiros", mas quem lhes dá o direito de os agredir directamente, sem os conhecer, sem razões específicas ou particulares que os tornem intrusos ao nosso espaço?!!!!!


Será que não é possível viver e trabalhar onde quisermos?

Cada viagem que se faz a espaços que não o nosso pequenino mundo, não nos torna mais ricos?! Se não existisse a palavra turista, não existiria outras palavras como Estrangeiro, Aldeia Global, Multiculturalismo, Interculturalismo e uma infinidade de coisas teóricas e práticas que nos move e que há séculos atrás nos moveu na conquista do MAR.


Que existam VELHOS DO RESTELO é bom e positivo, mas não daqueles que, mesmo dizendo-se contra a violência, usam-na para se dizerem superiores.......



Sem comentários: