Seguidores

terça-feira, 27 de maio de 2008

Dependência......

Tudo começa no nascimento.
Dependemos da mãe para nascer; dependemos da familia para sobreviver nos primeiros tempos; dependemos da escola para a nossa formação; dependemos do dinheiro para termos o que precisamos, dependemos do trabalho para ter dinheiro, dependemos de documentos para nos identificarmos; dependemos dos funcionários das repartições públicas para ter os ditos documentos e mais alguns, dependemos dos polícias para vir resolver um assalto, uma acidente; dependemos dos tribunais para se fazer justiça, dependemos de transportes para nos movimentarmos, dependemos dos governos que têm o poder, dependemos da Igreja que nos exige que se seja "religioso" para se poder ser padrinho, madrinha....;dependemos de saúde para....; dependemos das férias para tirar férias, dependemos do bom tempo para fazermos praia; dependemos da época das coisas para as poder comer; dependemos do padre para fazer o nosso enterro; dependemos do coveiro para fazer a nossa cova; dependemos sempre, mas sempre de alguém ou de alguma coisa para termos o que precisamos.....
Ao longo da nossa vida, vamos dependendo uns dos outros e achamos sempre que não precisamos de ninguém e que somos autónomos!
Ir a uma repartição pública é uma comédia tal que além de dependermos deles, porque nos irão dar o que precisamos (exigido por outrém) e ainda dependemos das mamas ou avós que dependendo desses serviços levam as criancinhas (na barriga ou não) que justificam a nossa dependência dos "golpes" descarados dados. Assim, e mais uma vez, dependemos do número de Senhoras que, acompanhadas pelas criancinhas suas ou alugadas para o efeito, necessitam para a resolver a sua dependência.....
Após taaaanta dependência pergunto eu: PORQUE CRIARAM A PALAVRA INDEPENDÊNCIA!?

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá. pelo post parece que passaste algum dissabor numa repartição pública, não?
Bem, tentando responder à tua pergunta, eu acho que a palavra Independência existe para que nunca deixemos de a procurar. Independência é uma coisa boa, vai-se procurando, vai-se conseguindo, pequenos passos, superação de obstáculos, estratégias, e vamos consegindo a nossa independência em relação a pequenos aspectos da vida prática. Mas acho que a nossa maior dependencia, não é tanto em questões de vida prática, mas é mais ao nível afectivo. Tens bem a noção do quanto dependemos dos afectos? E não é bom depender deles? É o chamado "pau de dois bicos": dependemos dos afectos (e isso até é bom)mas, por outro lado, essa dependência dos afectos acaba por nos prender a lugares, a pessoas... e impede-nos de ir por aí... mas deixa lá, o que importa é que continuemos todos os dias a batalhar mais um bocadinho pela nossa independência.
E até é bom ser um bocadinho dependente da tua amizade!
E ser totalmente independente, é um vazio tão grande!!!!!
Beijinho

Anónimo disse...

Pois! É verdade. Este post surge em consequência de umas idas às famosas repartições públicas. E numa dessas idas, aquando do regresso a casa e enquanto conduzia, dei por mim a reflectir sobre a nossa depedência em relação a tudo. Não apenas em relação às coisas práticas do dia-a-dia (que motivou este comentário), mas claro está dos afectos. No entanto, este post não era sobre a dependência dos afectos. Se bem que também deles dependemos:):):):)
Também concordo que é um vazio sermos totalmente independentes, afinal de contas somos, por natureza, seres sociais....
Obrigada pela tua dependência que obviamente é sentida e retribuída.
Beijos

ANDARILHO disse...

Nós somos dependentes dos outros em muitas coisas, mas somos independentes em muitas outras. Acho que o pior que pode acontecer é nós sermos dependentes das nossas vontades. Isto é, depender dos outros para saber aquilo que queremos ou não queremos fazer. Precisarmos sempre de companhia para fazermos aquilo que queremos e, se não a tivermos, não fizermos. Estes são apenas alguns exemplos. Há muitas outras situações de dependência qe felizmente, nós, não as temos porque somos pessoas sem deficiências fisicas.

Beijos.

ANDARILHO disse...

Já me parece um exagero tantos dias sem um post novo, não???

Beijos.

Anónimo disse...

Ao andarilho:
pois migo estive uns dias fora, precisava de algum ritmo na minha vida pacata...ROCK IN RIO.... E descobrir lisbon...