Seguidores

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A turma

Há muito que não ia ao cinema. Não porque não goste, mas sim por falta de "bons" filmes que estejam em cartaz. Claro que têm passado uma série de ciclos de cinema francês que adoro, mas por várias razões, não me foi possível assistir. Ontem voltei às salas de cinema e vi o tão comentado filme francês A turma. Entre risadas e silêncio, houve algo que não pude evitar: raiva. Como é possível falar-se em avaliar professores com turmas daquelas! Como se pode pensar em culpar professores do insucesso dos alunos. Antes de se falar no que quer que seja, há que trazer, novamente, às Escolas regras e princípios reguladores de comportamentos e atitudes. O professor também é um ser humano que de tanto ouvir e ver, perde a paciência.
O filme, em si, é pobre, com mais características de uma curta-metragem. Repetitivo e um pouco longo para o que oferece. No entanto aborda um assunto que ultrapassa as escolas e os professores. Se fosse um filme português poder-se-ia dizer, para não variar, que a culpa é dos professores que não sabem lidar com os alunos e devem usar estratégias actuais e não do tempo dos nossos avós. Como o filme é francês e ultrapassa as fronteiras e controlo dos portugueses, era bom que todos os pais e muitos dos políticos vissem e se inspirassem para fazer reformas sérias e não economicistas. O problema camuflado da indisciplina é uma evidência e é quase mundial e, os pobres professores pouco ou nada podem contra uma sociedade sem valores.

4 comentários:

ANDARILHO disse...

Nunca tinha ouvido falar do filme. Também nunca fui ao cinema ver um filme francês... Claro que a interpretação seria obviamente essa que tu dás se se tratasse de um filme que retratasse a realidade Portuguesa. Típico!
:)

ANDARILHO disse...

Nunca tinha ouvido falar do filme. Também nunca fui ao cinema ver um filme francês... Claro que a interpretação seria obviamente essa que tu dás se se tratasse de um filme que retratasse a realidade Portuguesa. Típico!
:)

Dora disse...

Olá!
Infelizmente, a realidade do filme é muito próxima da realidade portuguesa, pelo menos nas grandes cidades. Durante o estágio como professora, tive uma turma de 7º ano que em tudo se parecia com esta. Na aula, uma constante luta, um constante desafiar da autoridade, marcado por histórias de vida em que o abandono, negligência, o desemprego, a droga, a marginalidade imperam. Na escola, reflectem-se todo tipo de problemas sociais. Aliás, penso que é nas escolas e nos hospitais que podemos conhecer a verdadeira realidade do país.
Ser professor num meio como este é uma verdadeira prova de resistência!
Xau

Anónimo disse...

Pra Andarilho:
oh caro amigo, isso não se admite! Então não ouvir falar deste filme que retrata uma sala de aula em Paris....é super actual....vá lá renda-se ao mundo das artes e venha ao cinema.

soube que está para começar um ciclo (ou festival) de cinema alternativo (penso!)em SILVES, são 12 filmes. Aproveita que são de excelente qualidade e nada que venha de hollywood. É sim bem melhor. Uma vez por semana, às 4ª feiras(!!!!!)Logo que saiba mais alguma coisa dir-te-ei.
Vai e não te vais arrepender: preços acessíveis e filmes de qualidade (depende dos gostos!)

P/a Dora:

POis é cara amiga, o problema existe. É do conhecimento da maioria da população. Porém todos acham que não é relevante. A meu ver...quando acordarem será tarde. Que tipo de adultos estaremos a educar? Que tipo de médicos me irão servir quando tiver 90 anos? Que engenheiros construirão as novas pontes e prédios?QUando tudo estiver mal, voltar-se-á ao passado e ao extremo da autoridade.
Acredito que iremos sobreviver! SOMOS FORTES