Seguidores

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Amizade...


Há uns anos atrás, num daqueles momentos que não escolhemos nem programamos conheci 3 dos meus ainda actuais amigos. Eramos quatro (de repente este número fez-me sorrir!) completamente diferentes. Após aquele tempo, sempre necessário para o conhecimento, começou-se uma descoberta pelos espaços que a terra oferecia. Todos tinham as suas histórias passadas, as suas "mágoas" , mas os 4 excelentes pessoas.

Cada um seguiu o seu percurso, também não poderia ser de outra forma! mas guardo-os no meu íntimo, apesar de estar afastada deles por razões profissionais, mantenho o necessário e possível contacto. Gosto deles todos de igual modo, mas o meu relacionamento com cada um é diferente, as conversas são diferentes, a intimidade e a cumplicidade é diferente.....

Com um elemento deste grupo (chamo-lo-ei terra-a-terra) guardo conversas, frases, experências que, nos momentos menos fáceis, me deram e continuam a dar alento e me fazem acreditar que "há sempre um amanhã". Muito prática, inteligente, presente quando é preciso, mas o que mais o caracteriza é que muito íntegra consigo mesma e com os outros....A sua voz meiga e cativante, logo ao primeiro segundo, o seu sorriso é uma constante, irrandiando harmonia por onde passa. Mas como tudo não é homogéneo, quando lhe pisam os calos, é um diabo à solta (entenda-se......uma rosa com espinhos)...mas depois da chuva, costuma vir o sol e como tal, após uma picadela com os seus espinhos, sobressai a beleza da sua cor.....se chegares a ler isto....UM GDE BEIJO MIGA

Um outro elemento, aventureiro por natureza, (chamá-lo-ei pássaro). É, sem dúvida aquela pessoa que ferindo ou não diz o que tem a dizer, chamando à razão quando somos nós a voar. Na sua vida há espaço para tudo, tudo é possível..., mas o paradoxo é a sua principal característica. O que tem de liberal tem de conservador, o que tem exuberante tem de simples, nunca pára muito tempo num só lugar, conhece mil e uma pessoas, sabe ser e estar nos vários espaços, sem nunca se exceder. Com ele qualquer dificuldade, é apenas e somente uma dificuldade, mas de vez enquando lá derrama uma lágrima, muitas das vezes, às escondidas. Com ele compartilho alguns momentos sem entrar na sua privacidade....

O 3º elemento (o inconformista), por detrás daquela determinação, sociabilidade e liberal, existe um ser conservador, telúrico e virado para si mesmo. Não é dado a "lamechices", mas com o passar do tempo, também ele começa a revelar "a sua humanidade..." Não se alonga muito nas suas considerações, tenta não perder tempo com aquilo que atormenta qualquer ser humano, viaja por caminhos torturosos e cinzentos onde, na maioria das vezes, o frio e o vento são uma constante, não por ser negro, mas por mero prazer (diz ele)......

Todos à sua maneira, têm permanecido na minha vida; são aqueles seres que, entre muitos com os quais me cruzo, ficaram e de quem, apesar das adversidades, apesar de alguma censura (necessária entre amigos), não consigo mantê-los à distância. São as minha flores que rego diariamente.


Outros elementos apareceram entretanto... Um em particular, por força do acaso e das circuntâncias, tem estado mais perto de mim. É a energia positiva, é o consenso, é a natureza na sua essência (assim a considero: bela, delicada, agradável, não quente nem fria, é uma donzela das cantigas de amigo).


Já que estou a abordar este assunto tão complexo como é a amizade, não poderei deixar de referir, alguém que depois de algum tempo de "ódio" tornou-se uma pessoa de quem gosto. Descobri que além de simpático e bem humorado, gosto de estar com ele e apesar de a distância não me permitir, procuro não o perder de vista....(bjos pra ti, pensoo que saberás que és tu, se visitares este espaço)

(...)


1 comentário:

ANDARILHO disse...

Claro que sei quem sou eu...

Obrigado por me teres deixado entrar na tua vida. Parecia difícil, né?

Também faço por não te perder de vista.

Adorei este post.

Bjs