Seguidores

terça-feira, 17 de junho de 2008

Dilemas supérfluos....

Há uma amiga minha que, de vez enquando, diz que a minha vida está cheia de filmes e "noias". Na altura até posso achar piada, mas começo a ficar irritadinha com essa simpática observação. Hoje tenho dois pequenos problemas a resolver e não há forma de achar solução. 1º - há uns dias que não escrevo nada nesta casa dos quadros e também nem sei bem o que escrever. 2º- tenho um Crisma este fim de semana e não me apetece nadinha, nadinha ir. Já há tanto tempo que fui crismada e a minha madrinha foi a mesma de todos os outros. Uma simpática velhota que frequentava a igreja regularmente, lá estava como todos os domingos e sem saber bem porquê e para quê foi a madrinha de uma geração de criancinhas que frequentavam a igreja por prazer. Além de ir à missa todos os domingos (ou quase) faziamos parte do coro, tinhamos ensaios todos os sábados à noite (o padre ia buscar-nos a casa e levava-nos de volta - que pai impediria a nossa saida de casa à noite! Nenhum, claro está...); faziamos viagens todos os verões, algumas de 3 dias....Eram dias fantásticos e acordar cedo não constituía sacrifício algum. Mas voltando ao assunto da madrinha de crisma, nunca me perguntaram se queria a dita senhora como madrinha (desculpem-me a falta de sensibilidade, mas n me lembra do nome e acho que nunca cheguei a falar com ela). No final da cerimónia (na altura muito importante para nós) soube que ela fora a nossa madrinha.
Passados estes anos todos, sou confrontada com um convite para ser madrinha. Claro que aceitei, se bem que a vontade de fazer uma viagem para longe da praia nesta altura não me permitiu dar pulos de alegria. Agora que apenas faltam 2 dias para o grande acontecimento, preocupo-me com o facto de ter de ser madrinha de algo que não sei ao certo o que terei de fazer ou dizer. Provavelmente terei de ser testemunha da passagem à vida adulta de uma criancinha e para tal terei de assinar um documento....(isto é o que eu acho que irá a acontecer), mas o que fará a madrinha? e ainda para mais com uma igreja cheia de desconhecidos a olharem para mim ( a avaliar pela missa do galo a que assisti, onde a minha concentração era nula e fiz um esforço descomunal para controlar o riso...). Eu até sei que sou desleixada com estas coisas, se não me interessam porque tenho de saber algo sobre elas! (chamem-me ignorante, chamem, não me importo. Tenho mais com que me preocupar, a novela por exemplo....) Será que tenho de ter em atenção a roupa também? nem pensem que irei gastar o que quer que seja para assistir à cerimónia, também não me apetece, mas não sei o que vestir.......detesto estes dilemas.... Mas o negro fica sempre bem e para não destuar do dia-a-dia, vou de negro.....
Esclareço os meus parcos leitores que adoro IGREJAS, CATEDRAIS, BASÍLICAS, MOSTEIROS, CONVENTOS E COISAS AFINS....mas liiiiiindas, antigas e de preferência sem ninguém, ai fico imenso tempo. Sim também adoro assistir a missas, mas não em dias de cerimónias e devo admitir que raramente o faço.
Se algum dos inteligentes leitores souber alguma coisa sobre o que faz uma madrinha num crisma...pode-me informar, poupa-me umas pesquisas......
jinhos relaxados

3 comentários:

just me disse...

Olá! Como cristã, outrora assídua, agora mais para o não praticante (devido à falta de tempo... embora gostasse de conseguir cumprir o dever), venho-te esclarecer algumas dúvidas...
Comecemos pela mais simples... a roupa! Antigamente, as pessoas iam à Igreja com as melhores roupas possíveis, de forma a que se falassem delas, seria sempre de forma positiva!
Hoje em dia, vai cada um como quer (pelo menos falo de mim, que até já fui a casamentos de corsários, e pouco faltou para serem de ganga!).
Quanto ao papel de uma madrinha na vida de um cristão, sei que as madrinhas/padrinhos de baptismo serão aqueles que poderão substituir os pais, caso alguma coisa lhes aconteça. Também sei que, como o bebé (idade em que antigamente se costumava ser baptizado) não consegue dizer que aceita e seguirá os mandamentos da Igreja (mandamentos é uma palavra forte, preferia conselhos) são os padrinhos que lá vão dizer isso por eles. Isto até esses "bebés" não crescerem e conseguirem ser eles próprios a dizer que acreditam, que têm fé, e que seguirão essa religião. E é nesta altura que são crismados. O papel da madrinha agora, penso que passa apenas por ser uma testemunha e que garantirá que o seu afilhado assim o cumpra no futuro.
Penso que não se assina papel nenhum, pelo menos eu nao assinei, mas isso depende das paróquias.
A exposição também não é muita, pois a multidão é grande e estarão muitas mais madrinhas/padrinhos na mesma situação...
Eu cá prefiro mil vezes ir a casamentos: as cerimónias são curtinhas, as atenções todas apenas se concetram num casal, e depois da cerimónia segue-se a festa!!!
Vai correr tudo bem... é um sacrifício pequeno... e sempre posso cá ficar a beber umas caipirinhas e aproveitar o sol por ti!
Bjs

ANDARILHO disse...

Achas??????? Eu nem sei o que uma pessoa que se crisma faz, quanto mais saber o que faz uma madrinha!! Pesquisa no google porque que lá tem de tuuuudo.

Quanto à roupa sugiro a aplicação daquelas tuas botas góticas. Com toda a certeza serás notada por elas e não por aquilo que devias fazer e que não farás por não saberes. ;)
Beijo

Anónimo disse...

p/a just me
Obrigada pelos esclarecimentos. Em relação há roupa, é apenas uma preocupação de mulher....claro que não faz parte da minha maneira de ser comprar roupa específica para o que quer que seja. Os casamentos e baptizados a que tenho ido, vou o mais imformal que seja. Odeio aqueles vestidos de tecidos horrorosos que muitas vezes ofuscam a vista e que de maneira alguma me provocam inveja :):):) Já estava a imaginar a cara do nosso caro Andarilho a ver-me com um desses vestidos!!!!!!!
Em relação à cerimónia em si, agradeço a confirmação, era mais ou menos isso que eu pensava sobre o assunto. Se bem que há tantos anos que ando afastada que essas cerimónias , desculpem a sinceridade, deixaram de ser um prazer para ser uma "obrigação".
Ontem à ontem quando falava com a futura crismada e soube que tenho de ir "às confissões para afilhados e madrinhas/padrinhos" às 10 da manhã e depois à cerimónia, propriamente dita às 19:30...ia-me dando um treco. Não me estou a imaginar um dia inteiro dentro de uma igreja por obrigação...mas lá terá que ser!!!!
bigada pelas dicas:):)

p/a andarilho

OH caro andarilho não me denuncie por estas andanças sobre as minhas peças preferidas.....Claro que teria todo o prazer em levá-las, mas não sou massiquista ao ponto de suportar o calor nos pés....e depois o padre também não iria achar muita piada e, se for daqueles simpáticos, ainda me impedia de ser madrinha. Sim é que os padres, muitas vezes, exigem coisas...que não lembra ao diabo.....( nada de decotes, nada de pernas à mostra, tem de ter isto, tem de ter aquilo.....e sei lá mais o quê!!!!!)
Como quem não quer a coisa, irei de negro, afinal de contas fica sempre bem numa cerimónia :):):)(bicadeira)
Em relação à cerimónia, compreendo o teu desinteresse sobre estes assuntos, mas convinhamos que não sei se não terás de ficar a saber pelos teus filhos, a não ser que eles não sigam os passos inerentes ao BOM CRISTÃO.
Nem imaginas a gargalhada que dei quando li o teu comentário, tens de reconhecer que as minhas botas são originais e liiiiiiiiinnnnnndddddddaaaaasss... Quem teria a coragem de transportar uma peças dessas de mochila às costas!!!!!é com todo o prazer e sorriso nos lábios que digo: trouxe-as de BILBAU e só lamento que não haja, em Portugal, sapatarias dessas. Já fui uma série de vezes a lisboa (por recomedação) e nada encontrei:(:(:(
jocas